quarta-feira, 12 de maio de 2010



Segundo dia parte II: encontro amigo

Depois que eu peguei o autobus em direção a Pamplona, consegui descansar um pouco. Foi uma viagem de mais ou menos 5 horas, das quais 4 eu dormi, pois na noite anterior eu havia dormido apenas cerca de 2:30. Esse translado de ónibus atrapalhou um pouco o meu horário, pois esperava chegar cedo em Pamplona, a cidade das touradas, para que eu pudesse ir logo para Roscenvalles e depois para San Jean, porém como nem tudo são rosas, acabei chegando 6 horas atrasado com o meu cronograma. A essas alturas a minha programação nas planilhas já haviam ido para o brejo. Pois bem, chegando em Pamplona, já eram quase 14hs, fui direto comprar minha passagem para Roscenvalles e, adivinhem, não havia mais lugar. Era sábado, e muita gente estava indo para la. Lugar até tinha, porém não para a bici, pois o maleiro do onibus estava lotado de bicicletas. O próximo onibus só sairia na segunda, pois domingo a linha não opera. Não havia sido só eu que tive idéia de ir de onibus, muitos antes de mim pensaram a mesma coisa e chegaram mais cedo. Novamente começa a me bater o pavor. Imaginem a cena, eu puxando a mala com rodinha, a bici encaixotada amarrada sobre a mala de rodinha (depois eu desenho para mostrar como ficou, bisarro, nem eu acreditei. Comprei dois cabos de vassoura, coloquei a caixa da bici em cima atravessada, e colei tudo com fita durex larga preso na mala, assim eu conseguia puxar a mala com a bici em cima), de chapéu campeiro, andando para la e para ca dentro da rodoviária buscando uma soluçáo, e nada. Bueno, o que ha de se fazer, vamos ter que gastar uns euros a mais e ir de taxi. Respirei fundo, preparei o bolso para a facada, pois sairia de uma passagem de onibus de 12euros para uma corrida de taxi de 60euros, e vamos embora. Eis que aparecem dois anjos tão perdidos quanto eu: Manu, de Manuel, e Dani, de Daniel. Os dois são de Barcelona e também estavam indo para Roscenvalles. Como eles tinham me visto andando para um lado e para o outro com a bici sendo puxada em uma mala, me abordaram e perguntaram se eu estava procurando condução para viagem. Eu no meu espanhol macarrónico, hablei que si, e eles sugeriram que fossemos juntos e dividíssemos o táxi. Novamente o sol voltou a se abrir e eu prontamente respondi: - si amigo, claro que si. Como eles eram de la, sabiam como proceder e qual táxi deveriam pegar. Chamaram uma vagoneta, é como eles chamam carros como a nossa Scenic. Iria demorar uma hora mais ou menos, então eles iam dar uma volta e marcamos de nos encontrar na saída da estação as 15:30. Perfeito, desci para a rodoviária para desfazer o fisco de puxar uma bici em uma caixa sobre uma mala, e fui montar-la para que pudéssemos levá-las. As deles já estavam montadas, e só faltava a minha. Desempacotei o brinquedo e comecei a montar. Estava estalando de nova. Enquanto eu montava, veio falar comigo uma Sra Francesa, curiosa querendo saber se eu ia fazer o caminho de bike. Conversamos uns 20 minutos, em inglês, e ela me contou que o seu marido estava fazendo o caminho desde San Jean, e ela esta passeando pela cidade, naquele dia ele estaria chegando a Pamplona, e ela estava aproveitando para passear, já que ela não tinha condições de fazer o caminho. Foi minha primeira conversa com alguém em ingles e uma experiência muito interessante. Desejamos buen camino um ao outro e segui para o ponto de encontro marcado. Esperei uns 15 minutos até a hora marcada, esperei mais 5 após a hora marcada, esperei mais 7, e nada, já estava me batendo novamente o pavor e estava presentindo um bolo, quando 15:40 eles apareceram. Novamente voltei a sentir o sol e ficamos ali conversando enquanto esperávamos o táxi que chegou em seguida. Como é ruim esperar (sinto que vou ser cobrado por isso). Embarcamos as bikes em um Citroen C4 dos novos, coisa muito fina, portas que se abrem automáticas e lugar especial para levar as bikes dentro do carro. Tudo pronto, tudo firme, vão bora, não. O jumento do Fabiano tinha que despachar a mala de rodinha para Santiago. La fomos nós em um shoping que tinha correio e consegui despachar a minha mala. Aproveitei e comprei um alforge para as minhas roupas, pois não havia comprado em Madrid em função do preço. Beleza, agora sim nos tocamos para o nosso destino.
Analisando melhor a minha situação, influenciado pelos espanhóis, decidi não sair de San Jean, pois o tempo estava horrível, e iria se tornar perigoso de bici e ficaria muito em cima o cronograma para a chegada em Santiago. Iríamos então sair de Roscenvalles. Isto foi acordado entre nós, que a partir daquele momento estávamos formando um grupo que iria junto percorrer os 800km do caminho. A subida para Roscenvalles é por uma serra lindíssima, tipo para Gramado, só que a paisagem ao fundo é nada menos que os picos dos Pirineus cobertos de neve, uma vista de cartão postal. Fantástico. A viagem é que não foi, pois passei mal e enjoei, acho que de emoção. Quase tive que pedir para que parasse o carro pois estava prestes a chamar o UUGHOHH. Mas passou minutos depois que chegamos. Os dois entendendo o meu sofrer estomacal, não perderam a chance de se arriar, e me chamaram de marinheiro de primeira viagem e que eu estava mariado. Descemos as bicis do carro, vislumbrei a beleza do lugar, blocos de neve nos cantos da igreja e na beira das estrada, algo mui guapo. Só depois de uns vinte minutos é que eu fui me dar conta que eu estava com frio, pois aquele bater de queixo e a tremedeira nas pernas eram nada menos que o frio de 2graus. Coloquei minha jaqueta e fui buscar minha credencial de peregrino.

Com a credencial na mão, fui encaminhado para o alojamento dos peregrinos, que ficava abaixo da igreja, e eram containers-alojamento, daqueles que se colocam cama dentro. Boa estrutura, com ar-condicionado e tudo. Só o banheiro que era fora, em outro container. Para a minha surpresa, os espanhóis já tinha reservado uma cama para mim no mesmo container deles, cabiam 8 pessoas em cada container. Depois da missa dos peregrinos, fui me acomodar no alojamento, eram já 8hs, e o pessoal costuma dormir super cedo pois o caminho é exaustante e necessita de descanso. Quando já estou na minha cama, entra o restante do grupo do container, um pessoal de Recife, um senhor e 3 senhoras, estavam acabados pois haviam começado a caminhar em San Jean, sendo que uma do grupo já havia desistido no primeiro trecho. Eles disseram que ela não estava muito a fim mesmo de fazer o caminho, e que queria mais era passear e ao se defrontar com as dificuldades do percurso, arrepiou. Na manhã seguinte, chuva. E adivinhem quem esqueceu de comprar capa de chuva? Quem? Quem? Raimundo Nonato. Não, Fabiano Balbinot. Pois é, sem capa, com chuva, me restou apenas um -puta que pariu, esqueci da capa. Nisso uma das sras de Recife olhou para mim e disse com aquele sotaque típico:
- Menino, você não trouxe capa, foi? Não se preocupe, eu tenho uma aqui sobrando, tome fique para vocês.
Quem disse que anjos não existem? O sol votava novamente a brilhar para mim. Minutos depois ouço os reclames da mesma senhora, reclamando que não tinha meias secas para usar, que as duas que ela tinha trazido estavam molhadas, e ela já estava com frieira de ter os pés molhados, e eu prontamente, graças a minha esposa, lhe disse:
- Não se preocupe, eu tenho meias sobrando. Minha esposa me mandou 5 pares de meias, e pode pegar essa para você, pois é nova.
Dessa forma cambiamos uma capa de chuva por um par de meias. O que falta para um, sobra para os outros.
Depois do bric de meias por capa de chuva, depois de tudo pronto, fomos ver as bicicletas, e ainda bem que eu me lembrei de revisara minha bike, pois havia esquecido de apertar os pés de vela, ou pedais. Consegui chave emprestado com outro biker que estava no container ao lado, e terminei de ajustar minha bike. A essa altura os dois espanhóis ja tinham saído do container, e estavam me esperando na subida que levava a estrada.
E era apenas a saída para o primeiro dia de caminhada-pedalada.

3 comentários:

  1. Linda a tua hitória!! Estou emocionada e muito orgulhosa. beijo

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelo menos eu servi para alguma coisa...colocar mais meias...Beijos
    FELIZ ANIVERSÁRIO!!! ESPERAMOS QUE TENHAS UM FELIZ DIA!!! ESTAREMOS COMEMORANDO CONTIGO EM BREVE!!! TE AMAMOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por nao ter esquecido de mim nos agradecimentos...
    como diria um amigo meu, GO FORCE, TO VICTORY.

    ResponderExcluir